Necessidade ou luxo
Este tema claramente está interligado com todas as empresas, pois é uma ferramenta imprescindível por lei é obrigatório realizar a escrituração contábil, e manter o controle financeiro da empresa é além de destacar a clareza e confiabilidade das informações registradas, já que sem dúvida são de extrema importância, sabemos que de acordo com a lei de pequenos empresários e produtores rurais são exceções no registro e divulgação.
Desta forma comprova também a base de apuração do lucro e evitam que sejam fraudulentas caso ocorra falência, são documentos auditados e definem a reputação da empresa, além de ser facilitador no acesso as linhas de crédito e provar a situação patrimonial da empresa em caso de morte de sócios, herdeiros ou sucessores, além de apurar a base de lucros tributários.
Sem dúvida é uma necessidade e não luxo, pois mesmo sem a obrigatoriedade de escrituração contábil para pessoas físicas, acreditamos que é fundamental registrar todas as despesas e controlar para melhor os recursos, além provisionar e programar todos os seus gastos.
De uma forma ou de outra, muitos todos nós precisamos controlar nossa situação financeira e ter uma ampla visão em relação a este tema tão importante que impacta as decisões da empresa e se for má administrada vai ficar em situação negativa, assim como em nossa vida enquanto pessoas físicas, facilita a nossa vida e nos alerta a praticar a educação financeira.
Já que o objetivo da contabilidade é o patrimônio em empresas que possuem filiais devem ser registradas também e consolidadas as informações mensurando todas as despesas e receitas.
Na vida das pessoas físicas não é diferente, podemos citar a declaração de imposto de renda que é obrigatória e deve demostrar a real situação patrimonial e mensurar todos os bens, direitos e deveres.