linguistica
CURSO: LINGUÍSTICA
PROFESSOR E TUTOR: MARIA SILVANA E MARIA ELENICE
ALUNO: ANA CÍCERA SOUSA DA SILVA
TEORIAS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
A área que explica como o ser humano adquire, utiliza, desenvolve e aprende a língua se chama psicolinguística, que estuda as relações entre a linguística, a psicologia e outras ciências. Para isso foram discutidas as teorias da aquisição da linguagem, ou seja, estuda como as crianças constroem suas habilidades de compreensão e fala.
A primeira teoria da aquisição da linguagem, o Behaviorismo, criado pelo americano John B. que considera o conhecimento humano como derivado da experiência, a linguagem é aprendida através do processo de estímulo-resposta, imitação e reforço.
Em oposição a essa idéia surgiu a teoria do Inatismo, que afirma que o ser humano é herdeiro de uma gramática mental interna, podendo produzir e compreender frases originais com significados diferentes.Para comprovar a teoria, se trabalha com três princípios básicos;Tudo que dizemos é, geralmente, novo e não há repetições do que ouvimos; As frases que podem ser escrita e compreendidas numa língua são infinitas; O falante adapta sua língua de acordo com o contexto.
No construtivismo o estudo salienta a experiência. A criança constrói o conhecimento através de suas experiências com o mundo físico na ação sobre o meio, onde os estímulos são importantes para o seu desenvolvimento.
Por fim o sócio-interacionismo, onde a idéia principal é baseada na interação social para a representação mental da linguagem, ou seja, a linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança que é efetuada pelos pais através de instruções verbais durante o dia-a-dia.
A relação existente entre as teorias de aquisição da linguagem se baseia entre a linguagem e a mente. Todas as teorias foram grandes descobertas para o processo e a compreensão da linguagem, por tanto tiveram sua importância. Assim não há uma que