Necessidade de arroz
A china atualmente é das economias que mais tendem a crescer no mundo com taxas de crescimento que chegam a 10% ao ano, uma taxa que é superior a das maiores economias do mundo. O produto interno que chega a 2,2 trilhões de dólares que representam pra economia mundial cerca de13%. Apesar de grandes níveis de crescimento, a China possui uma culinária antiga e hoje tem se tornado difícil suprir uma demanda gigantesca de um só alimento que no ano de 2012 chegou a 200 milhões de toneladas consumidas.
O arroz. Este alimento que desde a antiguidade é produzido em grandes campos alagados que acaba dando a esse tipo de arroz uma textura diferente do arroz produzido no Brasil é o alimento principal presente no prato de 1,3 bilhão de chineses. Com uma população tão numerosa, são em torno de 140 milhões de toneladas desse cereal consumidas por ano. Porém mesmo com grandes níveis de produção no ano de 2012 a China aumentou em cerca de três vezes (antes 575 mil toneladas em 2011 passou a ser 2,6 milhões de toneladas em 2012) os níveis de importação desse produto, isso aconteceu, pois com o crescimento da população a safra de 200 milhões de toneladas não foi suficiente para suprir as necessidades da população e manter o estoque regulares.
A grande questão é: Quem vai alimentar os chineses? O grande produtor fora da Ásia é o Brasil, porém o mercado brasileiro além de pequeno, o que é produzido é quase o total que é consumido sobrando apenas uma pequena margem que é exportada para mercados com gostos mais brasileiros como América central e Canada.
A china tem encontrado pequenas soluções para essa grande demanda de cereal. Uma delas tem sido a produção de milho em 2012 a produção que chegou a ser 208 milhões de toneladas, oito milhões maior do que o previsto. Em relação a isso a China tem seguido a demanda mundial desse tipo de cereal que tem aumentado a decorrer dos anos. “Hoje, o produtor está mais posicionado para