necessario
R: A psicologia é talvez o ponto-chave da segurança, pois o aspecto humano é a referência a ser observada com maior cuidado pelos profissionais da segurança.
De nada adiantam medidas de controle eficazes para os riscos ambientais, programas de prevenção de acidentes, se o profissional não reconhece no trabalhador, durante o Diálogo Diário de Segurança, que este não está em seus melhores dias, porque brigou com alguém em casa, ou tem dívidas, como exemplos.
Ter a sensibilidade de reconhecer como o homem possa vir a se comportar em função do seu estado de espírito é fundamental. O psicólogo poderia ser, naturalmente, a sexta profissão reconhecida como integrante do SESMT. Tamanha é a sua importância que basta observar as estatísticas do Ministério da Previdência Social sobre afastamentos relacionados a aspectos comportamentais.
2. Considerando os etilos básicos de liderança escolha um ao qual se identifica e defina-o.
R: Democrático- É o líder do povo, pelo povo, e para com o povo, preocupa-se com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o grupo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões. Acreditamos que a ação do líder democrático é de suma importância para o progresso e sucesso de uma organização. Tal como um sacerdote, que posso dar o exemplo de Moisés do Egito,( quando estava com o povo defendia Deus, quando estava com Deus defendia o povo).
Consequência: A reação do grupo é de interação, participação, colaboração e entusiasmo.
3. De acordo com as barreiras que dificultam a afetividade da comunicação cite 2 e defina-o.
R: PRESUNÇÃO NÃO ENUNCIADA
Muitas informações são perdidas porque o orador pressupõe que o receptor já saiba o