nbr 9050
Engenharia Civil
NBR 9050/2004 versão 2005
Item 9 – Mobiliário
Aluno: Paulo Lucas S. Santos
Matrícula: 02410004038
Disciplina: Ergonomia, Antropometria e Acessibilidade
Turma: EC6Q41
Sala: 206-A
Professor: Rodrigo Beneveli
Brasília, 29 de Outubro de 2013
Introdução
Visto que, hoje, aproximadamente 17% da população brasileira é constituída de pessoas portadoras de necessidades especiais, eu achei particularmente interessante e essencial tanto pelo lado profissional como pelo lado pessoal o estudo detalhado da norma que trata sobre a acessibilidade a edificações, espaços e equipamentos, e conhecer os critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando da execução do projeto da construção, instalação e adaptação de edificações: novos espaços, edificações, mobiliário, equipamentos e ambientes, urbanos ou não, adaptados as condições de acessibilidade, dando autonomia e segurança a quem necessita.
9 Mobiliário
1) Bebedouros:
A norma prevê 50% dos bebedouros acessíveis por pavimento, tendo que ter pelo menos um, em local ou rota acessível.
A bica do bebedouro deve estar localizado na frente do mesmo e ter altura de 0,90m, permitindo utilização por meio de copos.
Os controles (botões) do bebedouro devem estar ou na frente ou ao lado próximo a borda frontal.
O bebedouro deve possuir altura livre de no mínimo 0,73m do piso. Deve haver um módulo de referencia para aproximação frontal ao bebedouro, podendo avançar por baixo do bebedouro até 0,5m.
Bebedouros do tipo garrafão, filtros e modelos similares devem ter acionamentos e manuseio de copos, descartáveis ou não, entre 0,8m e 1,2m do piso, de modo a permitir aproximação lateral de uma pessoa com cadeira de rodas (PCR).
2) Telefones:
A norma prevê que deve haver no mínimo 5% de telefones disponíveis para P.C.R., com pelo menos um do total de telefones em espaços externos, sendo o mesmo