Navegação fluvial
É um dos mais antigos meios de transporte, tendo desempenhado importante papel no povoamento e ocupação do interior dos continentes. Nesses casos, os rios funcionaram como verdadeiros caminhos naturais.
O transporte fluvial é o mais econômico e limpo, no entanto é o menos utilizado no Brasil. Há regiões entretanto, que dependem quase que exclusivamente desta modalidade, como é o caso da amazônia, onde as distâncias são grandes e as estradas ou ferrovias inexistem.
O transporte no Brasil é regulado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
O Brasil é um país que possui uma abundância enorme de rios. Cortando vários estados e regiões do país, eles servem como fonte de renda e alimentação para ribeirinhos, ponto de turismo para os brasileiros e, principalmente, meio de transporte. Pelos rios do Brasil, as embarcações navegam levando cargas e pessoas, muitas vezes sem a devida segurança.
OBJETIVOS DA ANTAQ
Implementar, em sua esfera de atuação, as políticas formuladas pela SEP – Secretaria de Portos e pelo Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte e regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da Infraestrutura e aquaviária, exercida por terceiros, com vistas a portuária garantir a movimentação de pessoas e bens, em cumprimento a padrões de eficiência,segurança, conforto, regularidade, pontualidade e modicidade nos fretes e tarifas; harmonizar os interesses dos usuários com os das empresas concessionárias, permissionárias, autorizadas e arrendatárias, e de entidades delegadas, preservando o interesse público; e arbitrar conflitos de interesse e impedir situações que configurem competição imperfeita ou infração contra a ordem econômica.
VANTAGENS DO TRANSPORTE FLUVIAL
Os meios de transportes podem definir uma civilização, porque refletem como se usa o espaçoe o tempo. O transporte pode ser definido como vital nas sociedades antigas, onde