NAVEGAÇÃO FLUVIAL E LACUSTRE
Navegação costeira - É a que se faz tomando pontos em terra como guia, faróis, torres, picos, ilhas, pontas e outras referências geográficas, constantes das cartas náuticas.
Navegação de cabotagem - É a navegação mercante realizada em águas costeiras de um só pais, ou em águas marítimas limitadas.
Navegação de longo curso - É a navegação mercante realizada em alto mar, através dos oceanos, unindo portos de diversos países e continentes.
Navegação fluvial - É a que se faz em rios e canais interiores.
Navegação interior - É a que se efetua no interior dos continentes, utilizando-se rios, lagos e canais interiores, e compreende a navegação fluvial e a navegação lacustre.
Navegação lacustre - É a que se faz em lagos, lagoas e represas.
Navegação marítima - É a que se faz nos mares e oceanos.
BLOG
Transporte Fluvial
É o transporte hidroviário, realizado em rios, portanto, interior. Pode ser nacional, utilizando as vias aquáticas do país, ou internacional, cuja navegação liga países.
Vantagens
Estas importantes vantagens têm a capacidade de torná-lo um modal com um frete bastante baixo em relação aos demais modais, tornando-o viável.
O modal hidroviário é considerado mais seguro do que os modais de transporte terrestres.
Outra vantagem deste modal reside no fato de que ele é muito menos poluente do que o modal rodoviário, apresentando um baixo índice de agressão ao meio ambiente. Segundo estudos realizados na Alemanha, o custo de manutenção da qualidade do meio ambiente das hidrovias são quatro vezes menores que a ferrovia e, vinte vezes menores do que a rodovia.
Tipos de Embarcação
Neste tipo de transporte os equipamentos utilizados são as balsas, chatas, barcaças, pequenos barcos, bem como navios de médio e grande porte, sempre dependendo das finalidades