Logistica - modal aquaviário
Marítimo
O transporte marítimo é aquele realizado por navios em oceanos e mares.
Pode ser utilizado para todo tipo de carga e para qualquer porto do globo, sendo o único meio de transporte que possibilita a remessa de milhares de toneladas ou de metros cúbicos de qualquer produto de uma só vez.
É dividido em: 1. Navegação de longo curso: faz a ligação entre países próximos ou distantes (navegação internacional); 1. Navegação de cabotagem: realiza a conexão entre os portos de um mesmo país (navegação nacional).
A maioria das cargas, gerais, frigoríficas, automóveis, tanto soltas quanto unitizadas, são transportadas normalmente em navios de armadores que mantém linhas regulares de tráfego, e as commodities, como grãos, líquidos, minérios e petróleo são geralmente transportadas em navios afretados para este fim, ou em frota própria, como ocorre no caso da Petrobrás, com o petróleo.
Fluvial
Navegação fluvial é a interna, ou seja, dá-se dentro do país e/ou continente (típica de interligação do interior), pois é a navegação praticada em rios.
A exemplo do marítimo, também pode haver transporte de qualquer carga e com navios de todos os tipos e tamanhos, desde que a via navegável os comporte.
O Brasil possui cerca de 25.000 Km de rios navegáveis que estão aguardando utilização como uma solução de transporte barato). Porém, este é um assunto ao qual está sendo dada muita atenção, tendo em vista suas possibilidades e significativa redução de custos de transporte em relação aos modais rodoviário e ferroviário, graças ao interesse que vem despertando quanto ao transporte de produtos agrícolas, especialmente no que diz respeito à produção do Centro-Oeste brasileiro.
O grande volume de mercadorias transportadas por este modal é de produtos agrícolas, fertilizantes, minérios, derivados de petróleo, álcool e assemelhados. Entretanto, no caso da Bacia Amazônica, o transporte de mercadoria manufaturada é bastante