natureza das infecções
A Cadeia de Infecção
A presença do patógeno não significa o início de uma infecção. A infecção se desenvolve dentro de um ciclo que depende da presença de todos os seguintes elementos:
1. Um agente infeccioso ou patógeno
2. Um reservatório ou fonte de crescimento do patógeno
3. Um portal de saída do reservatório
4. Um modo de transmissão
5. Um portal de entrada em um hospedeiro
6. Um hospedeiro suscetível
OS ELEMENTOS QUE A COMPÕE
Agente Infeccioso: Microorganismos incluem bactérias, vírus, fungos e protozoários. Os microorganismos da pele são chamados de residentes ou flora transitória.
Os organismos residentes são considerados residentes permanentes da pele, lugar onde sobrevivem e se multiplicam sem causar danos. Estes não são facilmente removidos com a lavagem das mãos usando sabões comuns, ao menos que seja feita uma considerável fricção.
Os microorganismos transitórios atacam a pele quando uma pessoa entra em contato com outra ou com algum objeto durante as atividades normais da vida diária. Alguns microorganismos residentes da pele não são virulentos e podem causar apenas pequenas infecções na pele. No entanto, podem causar uma infecção grave quando os procedimentos cirúrgicos ou qualquer outro invasivo lhes permite penetrar nos tecidos profundos ou quando um