vacina
As infecções hospitalares constituem um grave problema de saúde pública, tanto pela sua abrangência como pelos elevados custos sociais e econômicos. O conhecimento e a conscientização de vários riscos de infecções, das dificuldades de processamento inerentes à natureza de cada artigo e das lim itações dos processos de desinfecção e de esterilização são imprescindíveis para se tomar as devidas precauções.
Paralelamente, a limpeza e desinfecção do ambiente hospitalar é hoje razão de preocupação e vigilância nas instituições de saúde, considerando a reconhecida possibilidade de contaminação das superfícies como um dos fatores na transmissão de infecções. Em um Hospital da rede pública federa l do Estado do Rio de Janeiro, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) tem como uma de suas atividades o monitoramento da higiene hospitalar, bem como do processamento de artigos de uso médico-hospitalar, visando através da obt enção destas informações, com posterior divulgação a todos os setores do hospital, prevenir a ocorrência de infecções hospitalares
PARA QUE SERVE A CCIH?
A CCIH é uma das equipes mais importantes de um hospital. Isto é a sigla para Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
Esta comissão serve para:
Identificar as infecções hospitalares;
Avaliar e orientar as técnicas relacionadas com procedimentos invasivos (cirurgias, punções etc.);
Padronizar medicamentos;
Criar normas e técnicas de prevenção e controle das infecções hospitalares;
Controlar a limpeza hospitalar;
Controlar o uso de antibióticos;
Implantar e manter o sistema de vigilância epidemiológica da infecções hospitalares;
Elaborar treinamentos periódicos das rotinas do CCIH;
Manter pasta atualizada das rotinas nas unidades;
Busca ativa aos pacientes com Infecção;
Fazer análise microbiológico da água.
Resumindo:
Evitar de todas as formas que ocorram infecções hospitalares, determinar como evitar.