relatorio de fisica 2
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
PRÁTICA II – MICRÔMETRO
NOME: CECÍLIA GUEDES DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 356129
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL PARA ENGENHARIA
PROFESSORA: IOLANDA
TURMA: 04A
FORTALEZA, 24 DE ABRIL DE 2013
SUMÁRIO
OBJETIVOS
- Conhecimento do micrômetro e familiarização com o seu uso.
- Demonstração de como usar o micrômetro a partir das medições de alguns materiais, fornecidos pelo professor no Laboratório de Física.
- A partir das medições, calcular o volume e as seções retas de algumas das peças, utilizando a média aritmética das medidas.
MATERIAIS
- Micrômetro
- Duas esferas
- Chapa metálica
- Três fios metálicos de diâmetros diferentes
- Fio de cabelo
- Lâmina de barbear
- Papel
.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Existem diferentes formas de medidas adotadas para poder haver um controle sobre o tamanho dos objetos para eventuais comparações, por exemplo, o grama, uma unidade de massa; o segundo, uma unidade de tempo; o kelvin, uma unidade de temperatura. Dentre as unidades de medida, o metro é o que mede comprimento.
Com a necessidade de se desenvolver métodos cada vez mais precisos para obter medidas mais exatas, muitos instrumentos foram aperfeiçoados para chegar a essas medidas, e dessa forma chegou-se até o micrômetro.
O micrômetro é um instrumento utilizado para medir objetos com precisão de centésimos de milímetro. O micrômetro pode medir espessura, diâmetro, altura, entre outras medidas de alguns objetos. As partes do micrômetro:
1-
2- Espera fixa
3- Espera móvel
4- Fixador
5- Parafuso micrométrico
6- Catraca
7- Tambor
8- Bainha
9- Estribo
Para fazer a medição em um micrômetro, deve-se primeiro verificar se o zero do tambor está coincidindo com o zero da bainha. Dessa forma, têm-se a certeza que a leitura está correta. Após