Relatório 2 fisica 2
Para este experimento utilizou-se um aplicativo pela internet (Simulation Library) o qual possibilita o estudo dos campos magnéticos em fios retilíneos longos, assunto ao qual elaboramos este relatório.
Com este aplicativo é possível investigar vários tópicos relacionados a campo magnético especificamente criado por correntes em fios longos e retos. Ao abrir o simulador note que há dois fios de perfil que carregam corrente para dentro ou para fora da página.
Objetivo
O objetivo desta experiência é estudar o comportamento das linhas de campo magnético em fios longos e retilíneos.
1 – Introdução
1.1 – Campos Magnéticos
Tradicionalmente, estudam-se dois tipos de fontes de fenômenos magnéticos: os ímãs e as cargas livres nos condutores, que transmitem uma corrente elétrica.
Determinadas pedras (magnetita) tem a propriedade de atraírem pedaços de ferro ou interagirem entre si. Estas foram chamadas de imãs, e os fenômenos, que de modo espontâneo se manifestavam na natureza, foram denominados fenômenos magnéticos. Verificou-se que os pedaços de ferro eram atraídos com maior intensidade por certas partes do ímã, as quais foram denominadas pólos do imã, conforme figura abaixo: [pic] Fig. 01 - http://fuches.wordpress.com/
Se tomarmos um imã em forma de barra e distribuirmos limalha de ferro sobre ele, notaremos que a limalha se acumulará nas extremidades da barra, isto é, ela é atraída com maior intensidade para estas extremidades.
Quando um imã é suspenso de forma que ele possa girar livremente uma de suas extremidades apontará para o norte geográfico, que é o sul magnético do imã e a outra apontara para o sul geográfico, que é o norte magnético (Exemplo: Bússola). Tratando-se de um imã pode-se concluir que os pólos iguais se repelem e pólos diferentes se atraem. Outro fenômeno importante é o da inseparabilidade dos pólos de um imã, isso significa que se cortamos um imã em duas partes, cada uma destas constitui um novo imã,