Micologia clínica
Micologia é o ramo da Biologia que estuda os fungos macro e microscópicos, microrganismos pertencentes ao reino Fungi e são agentes de infecções humanas e animais conhecidas como MICOSES
Importância
A micologia médica é a ciência especializada em estudar os fungos e as enfermidades causadas por estes, tanto no homem como em animais. Sabe-se que o número de pacientes susceptíveis aos mais variados tipos de infecções cresce paulatinamente com o passar do tempo, e, com este crescimento, as infecções fúngicas vêm se tornando a cada dia mais freqüentes . Com o aparecimento dos antibióticos e corticóides para aumentar a sobrevida dos pacientes, estes se tornaram mais vulneráveis às infecções oportunistas, e, com elas, as infecções fúngicas começaram a ser prevalentes.
A melhora nos métodos diagnósticos, terapias imunosupressoras, HIV, diabetes, etc.
Instalação da Doença:
Para que o processo infeccioso se instale é necessário que pelo menos um dos lados do binômio parasita-hospedeiro esteja comprometido - o processo infeccioso depende, da virulência do agente causal, da capacidade que o hospedeiro tem de lutar contra a implantação do agente agressor. Não desconsiderando contudo, o número de agentes causadores da infecção. Ao ser quebrado este equilíbrio entre o parasita e o hospedeiro, um dos dois irá tirar vantagem dessa situação, que tenderá para a doença quando o desequilíbrio falar a favor do parasita.
Diagnóstico
O diagnóstico de uma infecção fúngica tem por base a combinação de dados clínicos e laboratoriais. O processo laboratorial inclui: Demonstração do fungo no material examinado pela microscopia e cultura. Detecção de resposta imunológica à presença do agressor. Detecção de antígenos e metabólitos de fungos nos líquidos corpóreos ou tecidos.
Papel na Natureza!
Os fungos existem em toda a natureza, solo, ar, água, poeiras domésticas e agrícolas, plantas, troncos apodrecidos, frutas, leite, pântano, etc., onde desempenham