Vigil Ncia Epidemiol Gica
Epidemiológica das
Infecções Hospitalares
Enfª Viviane Borges
O QUE É VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA?
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
“é o conjunto de ações que propiciam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”. (LEI n. 8080/90)
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS
INFECÇÕES HOSPITALARES
Vigilância epidemiológica das infecções hospitalares é a
“observação ativa, sistemática e contínua da ocorrência e da distribuição dessas infecções entre os pacientes, hospitalizados ou não, e dos eventos e condições que afetam o risco de suas ocorrências com vistas à execução oportuna de ações de prevenção e controle”.
(Portaria n. 2616-MS).
Tem como objetivo primordial determinar onível endêmico das infecções, com a finalidade de detectar precocemente qualquer desvio de infecção dentro do esperado, a fim de agir o mais rapidamente possível.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS
INFECÇÕES HOSPITALARES
Com a vigilância é possível:
Obter taxas que permitem conhecer a realidade epidemiológica e a determinação de parâmetros aceitáveis;
. Identificar surtos antes de uma propagação mais prejudicial; . Avaliar a eficácia e a efetividade das medidas de prevenção aplicadas;
. Determinar áreas, situações e serviços que merecem atuação especial da CCIH;
. Avaliar fatores que possam estar associados ao aumento ou diminuição da ocorrência do evento estudado;
. Divulgação de informações pertinentes.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS
INFECÇÕES HOSPITALARES
A vigilância epidemiológica é o pilar do programa da CCIH, mas não é seu objetivo final. A obtenção e análise de taxas são trabalhosas, mas não devem ocupar os profissionais em detrimento das atuações preventivas e resolutivas.
Saiba que: o processo de vigilância epidemiológica não deve ocupar mais do que 30% do período de trabalho do profissional do