Natura
Mercado concorrencial: aquele em que cada empresa não é capaz de influenciar o equilíbrio de mercado (P ou
Q). Para tal:
– muitas pequenas empresas
– produto homogéneo
– ausência de barreiras à entrada e à saída (mobilidade perfeita dos factores produtivos no longo prazo)
– informação perfeita (todos os agentes sabem o mesmo: tudo)
Consumidores compram à empresa que vender mais barato. Cada empresa é tão pequena em relação ao mercado todo que a sua escolha de quantidade não é capaz de influenciar o preço de mercado, logo toma P como dado (é “price-taker”) e para ele escolhe a quantidade que quer vender. A única decisão da empresa é a quantidade a produzir.
Analise SWOT é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a companhia.
A palavra Swot é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e dá nome a uma matriz que facilita a visualização destas quatro características, que são inerentes aos mais variados tipos de empresas.
Através desses dados, é possível ter uma maior noção dos pontos fracos e fortes, do cenário em que a empresa está inserida, além de servir como auxílio para que profissionais e empresários fiquem atentos ao movimento do mercado. Confira abaixo o passo a passo para a realização da Análise Swot.
1 – Divida o cenário empresarial em duas partes
Com o objetivo de entender melhor o cenário em que a empresa está inserida, é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem da companhia, de dentro para fora).
2 – Defina o ambiente interno
No ambiente interno, é necessário determinar as forças e fraquezas de uma companhia em comparação com outras empresas do mesmo ramo de atuação. Tais variáveis são determinadas por meio do próprio contexto da companhia, das