Natura - estudo de caso
O planejamento estratégico é uma técnica fundamental para a boa administração de uma empresa. Segundo Drucker (1994), o planejamento estratégico é um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem os riscos. Também pode ser definido como um processo administrativo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando a otimização dos fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada (Oliveira, 2004).
Por meio de uma análise inicial do ambiente organizacional, devem-se identificar os principais aspectos relacionados às oportunidades e ameaças e também as deficiências e os pontos fortes, os quais irão determinar o cumprimento da missão da empresa. O planejamento então irá nortear a organização para o aproveitamento de novos espaços, redução dos riscos e custos, qualificação do atendimento das demandas da sociedade e maior efetividade na administração dos recursos.
O exercício sistemático do planejamento estratégico tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, conseqüentemente, aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas da organização. O planejamento estratégico, portanto, visa garantir o sucesso de uma organização em seu ambiente atual e futuro.
A proposta deste trabalho é aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Planejamento Estratégico ao estudo de caso sobre a empresa Natura Cosméticos S.A.
2. Desenvolvimento
2.1 A Natura é uma empresa 100% brasileira que está presente, além do Brasil, em sete países da América Latina e na França. Atualmente é a empresa líder no mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias, higiene pessoal e venda direta.
A Natura tem como missão criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. Sua visão é ser uma marca de expressão mundial identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a