Estudo de caso natura
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
Curitiba – PR
2013
Título do Trabalho
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Curitiba – PR
2013
Introdução
Trabalho destinado à obtenção de avaliação final da disciplina de Planejamento Estratégico. Trata-se de um estudo de caso da empresa Natura, com análise de sua missão, visão, estratégias e forças competitivas.
Desenvolvimento
A Natura é a maior empresa de cosméticos de capital brasileiro, seu principal canal de distribuição é feito por revendedoras autônomas, a qual a companhia está sempre buscando o crescimento e a capacitação destas.
A missão de uma organização representa a razão de sua existência (AT&T, 1992; COLLINS & HUGE, 1993; JOHNSTON & DANIEL, 1993; SENGE et al., 1994; HUNGER & WHEELEN, 1995; BABICH, 1996; COLLINS & PORRAS, 1996). Para prover algumas orientações em relação à concepção de uma missão, o autor considera que a mesma deva abranger: o propósito básico da organização (foco no cliente externo) e os valores que a organização pretende agregar a elementos que com ela interagem.
Missão da Natura: “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem”. “Bem estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo, que acaba contribuindo para o estar bem, que é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.”
Bem-Estar-Bem é a dinâmica decorrente da interação destas relações.
A Natura mostra claramente qual á razão de ser da organização e seus objetivos de “criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem” e define que esse é o caminho para a continuidade do