INCLUSÃO DIGITAL
RESUMO
Este artigo trata do incentivo à inclusão digital, suas características, e as políticas públicas envolvidas. Este é um tema em crescente discussão onde é conceituado o termo “inclusão” e feito um breve histórico dos incentivos já realizados. Trata também da questão social que envolve o tema, onde incluir digitalmente uma pessoa não significa colocá-la em frente a uma máquina e interligá-lo a internet. Introduzir as crianças no mundo digital é de fundamental importância, visto que os mesmos serão estimulados não apenas a manusear com software ou hardware e sim a aguçarem suas mentes para projeções maiores e assim incluí-los no mundo da ciência e tecnologia e assim os transformarem em cidadãos pensantes e comprometidos com o futuro tecnológico do País.
PALAVRAS CHAVE: Inclusão Digital; Educação, Internet
1.0 INCLUSÃO DIGITAL
1.1 A inclusão digital como forma de alfabetizar
O conceito de inclusão digital pode ser analisado como democratização das tecnologias. Esse tema tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a sua implementação.
A Inclusão de uma pessoa digitalmente não significa apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento obtido por ela sobre o estudo seja útil para melhorar seu quadro social. Apenas colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital (caminhoinclusaodigital.wikidot.com/o-que-e-inclusao-digital, 2013).
1.2 Inclusão como arma para evolução
Inclusão digital deve expressar um conceito que encerre uma consideração profundamente humanista. O mundo atual está em um estado de transformações e as possibilidades de degradação das relações humanas tornam-se tão presentes, que a retomada de certos valores, no afã do desenvolvimento puramente tecnológico e econômico, precisa ser avaliado (SILVA et.al, 2005). A evolução tecnológica está assumindo no mundo, e