Nativos brasileiros
Projeto para educação indígena, referente à
Mitologias
Introdução
Nativos brasileiros
Esse projeto irá questionar a importância de lendas e mitologias indígenas e como os demais brasileiros esqueceram dessa identidade cultural dos índios e da cultura interna.
A mitologia e a crença das tribos nos poderes da naturaza e das energias representam um patrimônio desconciderado de uma tradição.
Introdução
Mitologia e Lenda
Mitologia seria uma forma filosófica de definição dos principais questionamentos humanos sobre tudo que o cerca. As principais civilizações do mundo, possuíam uma rica mitologia e uma ligação sagrada com suas divindades. Eram atribuídos cultos, oferendas e festas de todas as formas possíveis para agradar as deidades. Com isso, podemos dizer que as mitologias e lendas são uma peça fundametal nos avanços culturais do homem, não só cultural como tecnológico.
Lenda é uma forma de narrativa onde a entidade sagrada compõe sua estória sobre um mito. A lenda conta como essas deidades se relacionam com o mundo real, sendo repleta de imaginação e descrições que atribuem aos deuses e criaturas características distintas que causam medo ou adoração.
O Esquecimento
A forma como uma parcela da sociedade brasileira enxerga os indígenas, é muito fechada e esteríotipada. Uma criança, de cabelos lisos e negros como a noite, de olhos brilhantes como jabuticada e de pele avermelhada é uma visão eurocentrica e repleta de preconceitos. No período de conquista do território brasileiro pelos portugueses, era necessário o uso da mão de obra escrava dos indígenas na produção de cana de açucar.
Contudo, como compunham uma população nativa e rica para o território, era necessário tornar o índio um ser humano “civilizador”. A primeira forma de torná-lo como o homem português, era catequisando-o, ou seja, tornando-o Cristão. Assim, os deuses e as lendas referentes a criação de tudo, foi deixada de lado para os cultos e aprendizados católicos. Equipe