A vida dos nativos brasileiros
Os miliares de índios brasileiros vivem em muitos ambientes, com diversas maneiras de vida.
Atualmente, alguns estão sofrendo de perda de sua terra, da qual dependem para sobreviver.
Mais de quinhentos anos de exposições a doenças, violência e desapropriações aniquilou a vasta maioria dessa população indígena. Hoje, existem cerca de 896,000 índios no Brasil distribuídos em mais de 238 povos, vivendo espalhados por todo o país.
Falam um grande numero de línguas, sendo que 110 das línguas indígenas no Brasil contam com menos de 400 falantes. Os grupos indígenas no Brasil variam em tamanho: os Guaraní e Yanomami somam dezenas de milhares, enquanto há povos como os Akuntsu e Kanoê cujas populações não passam de algumas dezenas de pessoas.
Como vivem?
Os povos indígenas no Brasil vivem em ambientes diversos: a floresta tropical, a savana, o cerrado, e o semi-árido. Também vivem de diversas maneiras.
A experiência do contando com os invasores europeus e seus descendentes também variam drasticamente. Alguns, como os Guarani no sul, têm estado em contato com o homem branco por 500 anos; outros sofreram esse contato em tempos recentes; enquanto alguns ainda vivem efetivamente sem terem sido contatados. A maior parte dos povos não contatados do mundo, provavelmente mais de cinquenta, vivem no Brasil.
A maioria dos povos indígenas se sustenta pela caça e coleta, pelo cultivo de plantas para comer e para produzir remédios, e pela fabricação de objetos cotidianos. É provável que somente os Makú e os Awá isolados sejam completamente nômades, vivendo da caça e coleta na Amazônia.
Quais são os problemas enfrentados por eles?
Nos 512 anos desde a chegada dos europeus no Brasil, os povos indígenas têm sofrido genocído em ampla escala e a perda de muitas de suas terras.
Atualmente, suas terras ainda são tomadas por fazendas ou projetos industriais, ou são invadidas por garimpeiros e posseiros.
Eles continuam sendo mortos –