Nascimento dos colégios segundo Àrie
Segundo Ariès (1981), os colégios eram inicialmente asilos para estudantes pobres, fundados por doadores, não se ensinavam nestes colégios, os bolsistas viviam nesta instituição em comunidades segundo estatutos que se baseavam em regras monásticas. A partir do século XV essas pequenas comunidades democráticas tornaram-se instituições de ensino, o numero de estudantes teve um aumento significante sendo submetidos a uma hierarquia autoritária e passando a ter o ensino neste local. As Artes passaram a ser ministradas nestes colégios, fornecendo o modelo para outras instituições escolares dos séculos XV ao XVII.
2- Quais as principais regras ou normas de funcionamento dos colégios?
Segundo o historiador foi estabelecida definitivamente uma regra de disciplina, completando-se a evolução que conduziu a escola medieval, da simples sala de aula, ao colégio moderno, se tornando uma instituição mais complexa, não apenas ensinando, mas vigiando e ajustando a juventude, protegendo assim sua moralidade. Durante o período de estudos eram submetidos ao modo de vida particular (Ariès, 1981, p. 111), separando a juventude escolar do restante da sociedade, e tratando-se da instrução dos alunos aplicava-se a disciplina autoritária e mais hierárquica.
3- Comentar a seguinte citação: “Essa evolução da instituição escolar está ligada a evolução paralela do sentimento das idades e da infância”. (Ariès, 1981, p. 110).
Inicialmente havia as misturas de idades, depois de certo tempo surgiu uma repugnância a respeito disso e passou-se a ter a separação dos estudantes, primeiramente dos mais jovens alunos de gramatica e posteriormente estendeu-se aos maiores, alunos de lógica e de física e a todos os alunos de artes, desejando os proteger das tentações da vida leiga, resguardando a moralidade. Essa separação não os atingia como criança, e sim como estudantes, sendo assim não se aplicaram aos estudantes com o fito de distingui-los