Movimento Pendular Simples
FÍSICA EXPERIMENTAL 1 – ENGENHARIA CIVIL
FRANCIS MIKA MATOS
LEONARDO CAMARA MACHADO
THIAGO HENRIQUE MALANDRINO
ESTUDO DO MOVIMENTO DO PÊNDULO
São Paulo, abril de 2014
FRANCIS MIKA MATOS
LEONARDO CAMARA MACHADO
THIAGO HENRIQUE MALANDRINO
ESTUDO DO MOVIMENTO DO PÊNDULO
Relatório técnico sobre experimento com pêndulo realizado no IFSP.
Prof. Francisco de Assis
São Paulo, 2014
RESUMO
Este trabalho apresenta a descrição experimental e a análise dos resultados obtidos durante o experimento feito em laboratório medindo-se o tempo das oscilações para poder se ter uma noção da gravidade local como também das perdas de energia durante o movimento. O objetivo é fazer uma análise simplificada do movimento em estudo e mostrar possíveis fatores que causem erro na obtenção de dados mais precisos nas medições realizadas.
INTRODUÇÃO
Um pêndulo é um objeto que realiza um movimento, oscilando em torno em torno de um único ponto. Galileu Galilei foi um dos pioneiros no estudo do período(T) de um pêndulo, que é o tempo que o pêndulo demora para executar uma oscilação. Após a realização de estudos Galileu descobriu que as únicas coisas que influenciam em um movimento pendular, onde não haja forças dissipativas no ambiente, com ângulo de inclinação em relação ao eixo central menor do que 15º(π/12 rad.), são o comprimento do fio(L), e a gravidade do local(g). Assim Galileu resumiu o período em uma fórmula:
1) T= 2π √L/g
DESENVOLVIMENTO
Para verificar a veracidade desta fórmula (1), a equipe a pôs à prova, fazendo medições com cronometro, e comparando com o resultado teórico da fórmula, já sabendo o tamanho do fio, e a estimativa da gravidade local, obtendo resultados que serão apresentados ao decorrer do trabalho.
Para realizar o experimento, utilizamos primeiramente um fio de 80 cm preso em uma de