Oscilações amortecidas de um pendulo simples
NOME DO PROFESSOR: Keiti Pereira Vidal de Souza
SÃO CAETANO DO SUL
2009
OSCILAÇÕES AMORTECIDAS DE UM PÊNDULO SIMPLES
Raul Soares Cardoso – raulsoarescardoso@hotmail.com
Giovanna Bernardo Bonfá – giovanna.bonfa@hotmail.com
Ingrid Gregorio Magno – Ingrid.magno@globo.com
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
Grupo 06 - Turma 12 – Laboratório 23 – Equipe 07
Prof ª: Keiti Pereira Vidal de Souza
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo observar a trajetória que um pêndulo realiza através da análise de gráficos e equações, quando este é abandonado de determinada altura executando um movimento periódico oscilatório, que, por causa da força da gravidade, vai retornando ao seu ponto de equilíbrio estável. O trabalho foi desenvolvido com uma aparelhagem adequada e com os resultados obtidos foi possível verificar que o pêndulo é um sistema que realiza o Movimento Harmônico Simples (MHS), sendo possível observar diversas situações onde o MHS é executado, por exemplo, um movimento circular uniforme, o movimento da Terra em torno do sol, o movimento de uma lâmina vibrante, o movimento de um pêndulo, entre outros casos.
Palavras-chave: Pêndulo Simples, Movimento Harmônico Simples (MHS), Constante de Amortecimento.
1. INTRODUÇÃO
A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei. O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período, que é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico).
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo na extremidade inferior, por exemplo, uma esfera, a extremidade superior é fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente (resistência do ar desprezível), com amplitudes pequenas.