Delto
No nosso dia-a-dia durante as nossas tarefas observamos, fenómenos que se repetem ao fim de um certo intervalo de tempo, e a esses fenómenos designam-se fenómenos periódicos. Exemplo de baloiço onde baloiça de frente para trás. Os movimentos oscilatórios tem uma característica comum realizam-se em redor de uma posição de equilibro. Porém, nem todos os movimentos periódicos são oscilatórios. Ora vejamos um autocarro realiza um movimento de vai e vêm com uma regularidade rígida de um terminal para o outro. Neste exemplo, o movimento é periódico mas não é oscilatório.
As oscilações dividem-se em dois tipos:
As oscilações mecânicas; As oscilações electromagnéticas.
Oscilações mecânicas - aquelas cujas grandezas Físicas são mecânicas e variam em função de tempo.
Ex.: a mola elástica, pêndulo; etc. São movimentos periódicos, no tempo (t), de uma grandeza em termo de uma posição de equilíbrio.
Oscilações electromagnéticas - aquelas cujas grandezas Físicas são eléctricas ou magnéticas e variam em função do tempo.
Ex.: intensidade da corrente, etc.
Matérias usados nos estudos das oscilações mecânicas Para o estudo das oscilações mecânicas, no laboratório, é comum usarem-se sistemas de corpos, como pêndulos osciladores de molas elásticas.
O pêndulo simples é um sistema formado por um fio inextensível de comprimento (l) com massa desprezível e um corpo de massa (m) denso e com dimensões pequenas, em relação ao comprimento do fio. O oscilador de mola elástica é um sistema formado por um corpo de massa (m) preso a uma mola de massa desprezível.
Tipo de oscilador
Depósito de energia
Forma de energia
Mola
Corpo em movimento
Energia cinética
Mola estendida
Energia potencial
Pêndulo
Corpo em movimento
Energia cinética
Corpo elevado (força de grav.)
Energia potencial
As oscilações mecânicas dividem-se em: Oscilações ou movimento harmónicas simples Oscilações amortecidas
Movimento