pooo
O presente projecto visa propor medidas para solução do problema de erosão no Bairro Nhamadjessa na cidade de Chimoio onde é visível a erosão pela acção das chuvas. A erosão dos solos é um problema ambiental com muita seriedade no mundo e muito em particular no nosso país. O que põe em risco a vida das populações bem como infra-estruturas tais como: barragens, hospitais, escolas, casas, estradas, instalações desportivas. A erosão torna os solos pouco produtivos, reduz a segurança alimentar tornando ávida mais difícil. Segundo o VI conselho coordenador do MICOA nas suas conclusões a erosão dos solos e o principal problema ambiental em Moçambique
II. Justificativa
A erosão dos solos é um problema ambiental com muita seriedade no mundo e muito em particular no nosso país. Sendo assim procuramos no nosso dia-a-dia combater e evitar que o problema de erosão se propague.
III. Problematização
Um dos grandes problemas ambientais em Moçambique é a erosão de solos. A erosão de solos e o deslizamento de areias devido ao excessivo escoamento de águas das chuvas são influenciados principalmente pela remoção da cobertura vegetal do solo pelo homem, e são consequência de uso inadequado dos recursos naturais (Banco Mundial, 1990), citado por Pedro Venâncio Wate.
A erosão no Bairro Nhamadjessa constitui um grande problema que dificulta na circulação de viaturas quer de grande tonelagem ou mesmo de pequena tonelagem e acelera os problemas do meio ambiente.
IV. Objectivos
Objectivo Geral:
Reduzir a propagação da erosão no Bairro Nhamadjessa;
Objectivos Específicos:
Identificar as áreas com maior incidência;
Propor medidas para combater a erosão no Bairro Nhamadjessa;
Criar mecanismos para tapar os burracos existentes nas áreas.
V. Hipóteses
Fraco ordenamento territorial;
Falta de educação ambiental o que faz com que alguns residentes daquele Bairro extraem areia nas ruas;
Falta de responsável activo do meio