Nascimento Do Islamismo
A península arábica é um planalto que se situa entre o golfo Pérsico e o Mar Vermelho, ocupado, na sua maior parte, por grandes extensões de deserto.
Quando o profeta Maomé iniciou a sua pregação, grande parte da Arábia era habitada por tribos nómadas e independentes que viviam essencialmente da pastorícia e do comércio. No que diz respeito à religião, os Árabes eram politeístas (doutrina ou religião que admite uma pluralidade de deuses) e cada tribo adorava os seus próprios deuses. Assim, na Arábia não existia, antes de Maomé, nem unidade política nem unidade religiosa.
O Alcorão é a principal fonte para a prática da fé dos muçulmanos. Os temas com que lida variam entre a sabedoria, doutrina, devoção e lei, mas o tema base é a relação entre Deus e os homens.
O livro sagrado fornece ainda linhas para uma sociedade justa, uma correcta conduta humana e um equitativo sistema económico
O Fundador do Islamismo Maomé nasceu, cerca de 570, em Meca,na altura uma importante cidade comercial e já tradicional centro de peregrinação. Ficou órfão muito cedo, sendo educado pelo avô em difíceis condições económicas. Começou a dedicar-se, ainda jovem, à actividade comercial, tornando-se caravaneiro de uma viúva rica, Kadidja, com a qual viria a casar.
Aos quarenta anos, Maomé passou a isolar-se nas montanhas para reflectir e rezar. Segundo diz a tradição, foi num desses retiros que lhe apareceu o anjo Gabriel, comunicando-lhe a mensagem de Deus que ele, por sua vez, devia pregar a todos os homens.
Foi nesse encontro que conheceu as obrigações religiosas (os cinco pilares da fé) a que todos os muçulmanos estão sujeitos, sendo a mais importante acreditar e afirmar que existe um só Deus e que Maomé é o seu profeta.
Expansão islâmica
A expansão islâmica inicial (632–732), (em árabe فتح ou Fatah, literalmente abertura) também chamada deconquistas islâmicas ou conquistas árabes,começou logo após a morte do profeta Muhammad. Ele havia