Narrativas
Taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos. Também chamada de “taxionomia” ou “taxeonomia”, ela estabelece critérios para classificar todos os animais e plantas sobre a Terra em grupos de acordo com as características fisiológicas, evolutivas e anatômicas e ecológicas de cada animal ou grupo animal.
A taxonomia se divide em dois grandes ramos. Um deles, a sistemática, trabalha com a divisão dos animais em grupos de acordos com suas semelhanças; e a nomenclatura, trabalha na definição de normas universais para a classificação dos seres vivos com o intuito de facilitar o estudo das espécies ao utilizar uma denominação universal. http://www.infoescola.com/biologia/taxonomia/ 2) Como aplicar a taxonomia de compreensão e análise no processo ensino-aprendizagem?
Na minha opinião, esta é mais uma tarefa do FACILITADOR, no sentido de conhecer e compreender o que é TAXONOMIA DA APRENDIZAGEM conforme preconizada por Bloom et. Col. para a sua aplicação no processo ensino-aprendizagem.
O psicólogo educacional Benjamin Bloom, em 1956, e uma equipe de pesquisadores ligados a área da psicologia e da educação, sob sua coordenação, escreveram sobre a TAXONOMIA dos Objetivos Educacionais, afim de promover formas superiores de pensamentos na educação, tais como análise e avaliação, ao invés de só lembrar de fatos (memorização).
Em 1999, o Dr Lorin Anderson e seus colegas, publicaram uma versão atualizada da Taxonomia de Bloom, considerando uma gama maior de fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem. Por exemplo, a diferença entre saber o que (conteúdo do raciocínio) e saber como (os procedimentos para resolver problemas).
Em síntese, a dimensão processo cognitivo da Taxonomia de Bloom revisada, possui seis capacitações: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. OU, RECRIAR!
Benjamin S. Bloom et al.:Taxonomia dos objetivos educacionais, vols 1 e 2, Editora Globo
Anderson, L.W. e Krathwohl, D.R. (2001). A taxonomy for