Narrativa
O método que permitiu a realização desta investigação foi a Narrativa. Esta consiste no conjunto de estruturas linguísticas e psicológicas delimitadas pelo nível de domínio de cada individuo e pela combinação de técnicas socio-comunicativas e habilidades linguísticas e por características pessoais. Foi escolhido um sujeito aleatoriamente e as suas narrativas foram analisadas pelo método Tema Central de Conflitos nos Relacionamentos. A entrevista narrativa foi realizada em três sessões, sendo posteriormente transcritas e os dados analisados.
Palavras-chave: Psicologia, Narrativa, CCRT, Métodos Qualitativos.
Narrativa
Antes da abordagem do tema central do presente trabalho é necessária uma pequena referência aos métodos de avaliação psicológica, nomeadamente aos métodos quantitativos e aos métodos qualitativos.
Os métodos quantitativos são orientados para a busca da intensidade e das causas dos fenómenos sociais e não para a dimensão subjetiva. São métodos objetivos, hipotético-dedutivos, orientados para os resultados, são generalizáveis e replicáveis (Machado, 2010).
Por sua vez, os métodos qualitativos são formas de avaliação orientadas para o processo, para a busca de significado e assumem uma realidade dinâmica (Turato, 2005). Estes métodos trabalham com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Têm elevada validade interna mas são fracos no que toca à generalização de resultados. Avaliam o comportamento humano do ponto de vista do ator, são subjetivos e estão próximos dos dados da perspetiva de dentro. São métodos exploratórios, descritivos e indutivos (Machado, 2005). O seu foco é na interpretação em vez de na quantificação e é dado ênfase à subjetividade em vez da objetividade. Existe uma preocupação com o contexto, no sentido de que o comportamento das pessoas e a situação se ligam na formação da experiência. Os dados são recolhidos no contexto em que os fenómenos ocorrem e a sua análise é,