PORIFOLIO DE TGA
6851 palavras
28 páginas
ABORDAGEM GERAL DA ADMINISTRAÇÃOTeoria Geral da Administração
Acadêmicas: Lara Cruz e Najla Souza
Docente: Rafael Castro Rezende Santos
FACULDADE JK MICHELANGELO
Curso de Relações Internacionais
LARA CRUZ E NAJLA SOUZA
ABORDAGEM GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Taguatinga Norte Julho-2013
SUMÁRIO
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Abordagem Humanística da Administração representa uma transferência da ênfase anterior, colocada nos aspectos técnicos e formais da Administração para os aspectos sociológicos e psicológicos do trabalho. Esse estudo compreendeu dois assuntos distintos:
1. A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho: Seleção de pessoal, orientação profissional, métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho, estudo dos acidentes e da fadiga.
2. A adaptação do trabalho ao trabalhador: Estudo da personalidade do trabalhador e do chefe, da motivação e dos incentivos do trabalho, da liderança, das comunicações, das relações interpessoais e sociais dentro da organização.
3. Essa abordagem constituiu-se na mais absoluta oposição à Teoria Clássica e seus preceitos, pois apresentou evidências da existência de outros aspectos envolvendo a produtividade humana nas organizações, de natureza não mecanicista ou operacional. Essa teoria abordou o lado humano das organizações.
4.1 Teoria das Relações Humanas Origens:
1. A necessidade de humanizar e democratizar a administração;
2. O desenvolvimento das chamadas ciências humanas (Sociologia, Psicologia, Antropologia, etc.)
3. As conclusões da experiência de Hawthorne
4.1.2 Experiência de Hawthorne
Aconteceu na Western Electric Company, à partir de 1927, visando determinar qual a relação existente entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários (produtividade). A Western Electric Company fabrica equipamentos e componentes telefônicos, e desenvolvia na