Narrativa jurídica
Fragmento 1
Texto argumentativo - este tipo textual tem por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. No texto estudado o autor apresenta sua opinião (“Existem relevantes pontos que não podem ser deixados à margem da apreciação deste D. Juízo:”), com a intenção de convencer o leitor, no caso em questão, o juiz que prolatará a sentença.
Fragmento 2
Texto dissertativo – quando defende um ponto de vista ou uma opinião
Fragmento 3
Texto descritivo – caracteriza-se pela ausência de progressão temporal, pela presença de adjetivos (alta velocidade, bairro movimentado)
Fragmento 4
Texto narrativo – caracteriza-se por apresentar os personagens, localizando-os no tempo e no espaço, segue uma ordem cronológica, narrando os fatos desde o início até o final. No texto há a narrativa do fato que ensejou a denúncia, tendo também a narrativa da tramitação dos autos do processo, desde o recebimento da petição inicial.
Fragmento 5
Texto argumentativo – este tipo textual tem por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. No texto estudado o autor apresenta sua opinião (“atenta contra a sua integridade psíquica e física”) este tipo textual tem por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. No texto estudado o autor apresenta sua opinião
Fragmento 6:
Texto injuntivo – é aquele que quer nos informar de algo (...a palavra “assédio” significa “insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém”).
Questão 2:
A serviço da argumentação:
HABEAS CORPUS Nº 219.070 - RJ (2011/0223689-7)
RELATOR : MINISTRO GILSON DIPP
IMPETRANTE : KATIA VARELA MELLO - DEFENSORA PÚBLICA
IMPETRADO : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PACIENTE : JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA DA SILVA
EMENTA
CRIMINAL. HABEAS CORPUS . LESÃO CORPORAL DECORRENTE DE