Fins trabalhísticos
Começaremos neste nosso início de semestre, uma matéria na qual subestimaremos em experimentos, metais de transição e sais complexos, na qual analisaremos detalhedamente todos os aspectos e características de nossos reagentes de utilização e produtos formados, após as tantas e vastas reações que exporemos em nossas aulas e relatórios.
Nesta atividade laboratorial explora-se a redução do íon prata (Ag+), prata sólida pela glicose, com a finalidade de produzir um espelho de prata. Para tal, começa-se por preparar o reagente de Tollens.
O reagente de tollens consiste numa solução amoniacal de nitrato de prata obtida a partir de uma reação entre as soluções de nitrato de prata e hidróxido de sódio com formação de óxido de prata que, por sua vez, reage com o amoníaco originando o íon complexo diaminoprata [Ag(NH3)2]+. É considerado um agente oxidante, que vai oxidar o grupo funcional aldeído, da glicose ao grupo carboxílico, simultaneamente, a prata passa do estado de oxidação +1 para prata metálica, depositando-se na superfício do frasco. Logo em seguida veremos as seguintes reações pela qual se forma o precipitado de prata metálica que se fixam nas paredes do frasco, formando um espelho de prata.
OBJETIVO
Identificação de açúcares redutores pelo reagente de Tollens. Formação de superfície espelhada num frasco de vidro com base nessa reação.
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS * Erlenmeyer (para espelhar), pipeta, bureta, 2 béqueres, pêra.
REAGENTES E SOLUÇÕES * Solução de glicose 0,25 mol/L, solução de nitrato de prata 0,1 mol/L, solução de hidróxido de potássio 0,8 mol/L, hidróxido de amônio concentrado.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Adicionamos em nosso frasco principal, o erlenmeyer, 30 mL de solução de nitrato de prata (0,1 mol/L), logo em seguida utilizamos uma pipeta para adicionarmos sob agitação gota a gota o hidróxido de amônio concentrado até que se forma-se um precipitado. Continuamos este procedimento de gotas do