trabalho
Eles estão em outras camadas sociais, conseguiram acesso as universidades, a cursos técnicos, e com isso estão mais bem preparados para o mercado de trabalho.
São pessoas simples mas que almejam crescer nas empresas e por isso não são mais como antes, o trabalhador até mesmo o braçal hoje busca novos horizontes, seja na construção civil ou no setor de serviços, ou até as empregadas domésticas que agora são regidas por lei própria, de fato a mudança aconteceu e mudou pra melhor.
Levando em consideração o trabalho informal, muita coisa mudou , uma vez que, o trabalhador agora fichado, outrora amarrotado hoje tem seus direitos observados e um perfil diferenciado de trabalho, são homens e mulheres cansados do trabalho mas que não desistem da luta, é o êxodo informal chegando ao seu fim esperado e se tornar formal e expressivo não só nas páginas dos jornais ou nas estatísticas e sim na vida econômica e social. Trazida de valores pequenos que se tornaram grandes aliados a maquina da indústria.
De fato, nos últimos anos o trabalhador cresceu, surgiu de pequenos valores para se tornar a mão amiga do setor trabalhístico, da sua empresa e de seu setor, as empresas por sua vez, aprenderam a valorizar cada perfil, cada mão obreira, cada dica dada, cada braço importante, cada resultado obtido na escalada por melhores resultados, sejam eles grandes ou simplesmente a chamada mão amiga.