nao tenho
12.
a) Trata-se do problema da oposição extremada entre senso comum(saber sem fundamento) e a ciência (saber fundamentado), que, a partir do positivismo, levou valorização exagerada do saber cientifico em detrimento de outras formas de conhecimento, como o mito, a religião, a arte e até a filosofia. Desse modo, a ciência passou a ser vista como um tipo de conhecimento superior.
b) Trata-se do problema de entender o conhecimento cientifico como o modo de pensar correto, até mesmo perfeito ou absoluto. A maioria das pessoas não se dá conta de que não é bem assim. Não há certezas absolutas em relação à validade de nenhuma teoria cientifica; elas são transitórias, o que já derruba esse mito, piso que é correto, perfeito, não deveria ser substituído ou aperfeiçoado.
c) Trata-se do problema de entender a ciência como algo a parte da sociedade e dos seres humanos, guiada apenas pela razão, que sabe ser neutra imparcial. Mas sabemos que a produção cientifica e tecnológica se insere no conjunto dos interesses das sociedades e, freqüentemente, é direcionada por verbas e financiamentos vinculados aos objetivos dos grupos que exercem poder social. Assim, o conhecimento científico não é neutro, e muito menos sua aplicação.