nao tenho
Eliane Fioravante Garcez
Coordenadora do GBAE/SC e Bibliotecária do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires efgarcez@ig.com.br Relata a aplicação de projeto-piloto de orientação à pesquisa escolar aos alunos de 5ª série do
Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”, uma instituição pública estadual, localizada no município de Florianópolis - SC. Salienta a contribuição do referido projeto como forma de melhorar a compreensão e o desempenho dos educandos, quando da realização dos trabalhos escolares. Mostra a atividade de orientação à pesquisa como uma das possibilidades de atuação do bibliotecário no contexto escolar e a sua contribuição no processo ensino-aprendizagem.
Apresenta o resultado desta experiência, sendo parte dela, baseada na avaliação feita pelos alunos. Ressalta a importância de se estabelecer parcerias entre bibliotecário e professor pela estreita relação entre biblioteca e sala de aula. Buscando garantir a participação de todos, na continuidade do projeto, destaca a importância de socializá-lo à equipe docente, pedagógica e diretiva da instituição. Defende a garantia da presença do bibliotecário no ambiente escolar, como forma de possibilitar, a este profissional, novas experiências, as quais contribuirão para o fortalecimento da biblioteconomia, e para o estabelecimento de novos paradigmas de atuação, que não apenas o técnico, mas, também, o de cunho pedagógico.
Introdução
A informação está “espalhada” em todo o meio social (bancas de revista, livrarias, cartazes, outdoors, museus, bibliotecas, cinemas, internet), mas ao observar a composição da pirâmide social brasileira, esta continua inacessível a muitos. Como forma de transpor este problema, há um lugar na escola onde várias informações devem estar reunidas, bastando apenas ativá-las, e este lugar é a biblioteca escolar.
Local de importância vital