O que faz de nos humanos.
O QUE FAZ O SER HUMANO?
Trabalho apresentado ao
Centro
Universitário
Claretiano, para a disciplina de Antropologia Filosófica e
Filosofia da Ciência.
POLO CURITIBA
17/03/2014
Na antropologia filosófica o homem pode ser encarado por diversos pontos de vista: biológico, psicológico, espiritual, social, e assim por diante. Dentre estes pontos de vista o homem enquanto ser espiritual nos dá uma dimensão essencialmente humana haja vista que tal situação não se encontra nem no âmbito dos reinos vegetais ou animais, se sobrepõe a eles uma vez que pode se opor a instintos ou impulsos, sua importância advém da capacidade do ser espiritual de atuar em qualquer tipo de condicionamento proposto pelo meio, é a capacidade de superar os obstáculos físicos ou psíquicos.
Segundo Viktor Emil Frankl, psiquiatra e psicólogo austríaco, no homem espiritual, as três dimensões , corpo, psique e espírito agem em conjunto mas não se misturam, por exemplo, o corpo e psique jamais se fundem com espírito, o que nos leva a questionar o que vem a ser o espírito. Arnold Gehlen apud Frankl fala que o ser espiritual surge quando o ser aparece, ou seja, quando vem a existir, o ser espiritual único ser faz ,assim ele não ganha um espírito mas é uma unidade, é da própria natureza do ser humano.
Seguindo esta linha de raciocínio,de que o ser humano pode superar os instintos agindo conforme sua vontade, percebemos que esta intimamente ligado as questões que envolvem a liberdade concordando ou não a força da razão e não a razão da força dos impulsos, que nos remete a Sartre quando postula que o homem está condenado a ser livre, e nem poderia ser de outra forma já que de outra forma não poderíamos nos considerar humanos.
Em um segundo momento consideramos a historicidade, normalmente, os seres vivos, para sobreviver, em geral adaptam-se ao meio, o homem, além de se adaptar o transforma, sua existência é entendida em termos de realizações.o homem