nao sei
O multímetro é o instrumento de medida mais usado nas oficinas de Eletrônica e Eletricidade, com o multímetro é possível efetuar medidas de várias grandezas elétricas. O multímetro também é conhecido pelo nome de multiteste. Ele possibilita medidas rápidas de tensão, corrente, resistência e, eventualmente, de outras grandezas como indutância, capacitância, temperatura, etc., dependendo do tipo ele pode conter mais ou menos medição de grandezas.
Há dois tipos de multímetros no mercado:
Analógico- que utilizam galvanômetro como sensor (conhecidos como multímetros com mostrador de ponteiro);
Digital - considerados multímetros que possuem um mostrador de cristal líquido.
Para comprar um multímetro é preciso saber suas principais características.
Mecânicas - As características mecânicas referem-se, obviamente, àquelas de caráter construtivo, tais como: tamanho, peso, robustez, facilidade de interpretação da escala, etc.
Elétricas - Entre as características elétricas importantes de um multímetro, as que norteiam sua aquisição, de um modo geral, são: sensibilidade, precisão e alcance.
Manutenção - Embora não se trate de característica do multímetro, ao adquiri-lo, deve-se levar em consideração a possibilidade de se encontrarem componentes para reposição em caso de acidente com o aparelho.
Para saber qual o melhor multímetros para se trabalhar, é preciso analisar as indicações de categoria e ver se elas se enquadram ao serviço pretendido.
a) Categoria I
Esta categoria de instrumento se refere aos tipos que são usados na análise de equipamentos eletrônicos em geral. São os equipamentos que apresentam as seguintes características básicas:
-São equipamentos protegidos, ligados a circuitos nos quais as medidas são realizadas dentro de transientes bastante limitados, e normalmente de baixo nível.
-Se for um equipamento de alta tensão, ela é derivada de um transformador com um enrolamento de alta resistência como, por exemplo, no setor