nao sei
Dentre as varias maneiras pelas quais a sedimentação pode ser classificada, os geólogos estabeleceram o conceito de ambiente de sedimentação como o mais útil. Um ambiente de sedimentação é um lugar geográfico caracterizado por uma combinação particular de processos geológicos e condições ambientais. Os ambientes de sedimentação são frequentemente agrupados por sua localização, seja nos continentes, em regiões costeiras ou, ainda, nos oceanos . As condições ambientais incluem:
I. O tipo e a quantidade de água (oceano, lago, rio e terra árida);
II. O relevo (terras baixas, montanha, planície costeira, oceano raso e oceano profundo);
III. A atividade biológica
Os processos geológicos incluem as correntes que transportam e depositam os sedimentos (agua, vento e gelo), o posicionamento na placa tectônica, que pode afetar a sedimentação e o soterramento dos sedimentos, e a atividade vulcânica. Assim, um ambiente praial considera conjuntamente as dinâmicas das ondas aproximando-se e arrebentando no litoral, as correntes resultantes e a distribuição dos sedimentos na praia.
Os ambientes de sedimentação estão relacionados com seu posicionamento na placa tectônica. Por exemplo, o ambiente de trincheira oceânica profunda é encontrado na zona de subducção, enquanto espessos depósitos aluviais (fluviais) estão tipicamente associados a montanhas formadas pela colisão de continentes. Os ambientes de sedimentação podem ser afetados ou determinados tanto pelo clima como pela tectônica. Por exemplo, um ambiente desértico tem um clima arido; um ambiente glacial, frio.
Ambientes Continentais
Os ambientes de sedimentação em continentes diversos, devido ao grande intervalo de variação de temperatura e precipitação de chuva na superfície. Esses ambientes são estruturados no entorno de rios, desertos, lagos e geleiras.
Um ambiente aluvial inclui um canal fluvial, as margens do canal e o fundo do vale, em ambas as margens do canal, que é inundado