folha de pagamento
BEHAVIORISMO
.Resumo
Muitos empresários, executivos e gestores sabem que a psicologia, em especial focada no campo organizacional fornece diversos conceitos à administração de empresas enquanto ciências, preocupadas com o fenômeno humano dentro das organizações. Poucos sabem que a psicologia ainda é nova e não concentra uma única vertente teórica, abrangendo em sua totalidade diversas visões de homem, mundo e a relação entre eles. Objetivando esclarecer o que poucos sabem, o Behaviorismo Radical de B.F. Skinner é a possibilidade de refletir sobre a presença desta visão de homem, mundo e suas relações, que enfatiza contingências via Análise do Comportamento Humano.
.BEHAVIORISMO
O termo behaviorismo foi inaugurado por John B. Watson, publicado em artigo em 1913, que apresentava o título: "A psicologia como os behavioristas a vêem". O termo inglês "Behavior" significa comportamento, por isso, para denominar esta tendência teórica, usamos o behaviorismo, e também, comportamentalismo, análise aplicada do comportamento, análise experimental do comportamento, análise do comportamento, análise cognitiva do comportamento, etc.
Watson negligenciava fenômenos como a consciência, pois acreditava que a psicologia deveria ser uma ciência natural, empírica e portanto, tomar como seu objeto de estudo, apenas os comportamentos observáveis. Esforços de Watson em tornar a psicologia uma ciência de “renome” no campo científico incentivaram o surgimento de outros behaviorismos.
O mais importante dos behavioristas que sucederam Watson foi B.F. Skinner (1904 - 1990). O Behaviorismo de Skinner influenciado por muitos psicólogos norte-americanos e de vários países onde a psicologia norte-americana tem grande penetração, como o Brasil. Esta linha de estudo ficou conhecida por Behaviorismo Radical, termo cunhado pelo próprio Skinner em 1945, para designar uma filosofia da ciência do comportamento (que ele se propôs a defender)