nao sei
Luz e Som: Fenômenos ondulatórios e fenômenos de luz e som.
Aluno: Mylena Mendes Cabral.
Devido às suas características, a luz propaga-se nos diferentes meios, transparentes e translúcidos, com valores de rapidez diferentes. Ao contrário do som, a luz pode propagar-se no vazio. De outra forma, não seria possível ver a luz que vem do Sol, ou até de outras estrelas, pois entre a terra todas essas estrelas quase só existem vazias. A luz é uma onda eletromagnética (uma combinação de campos elétricos e magnéticos) que não necessita da presença de um gás para se propagar.
O som é o efeito de uma onda de pressão. Essa pressão precisa passar por um meio material, tais como o ar, para se propagar.
Fundamentalmente, a luz é energia eletromagnética que é transportada em partículas elementares como os fotões. Isto mostra o comportamento da “dualidade da partícula-onda”, pois tais partículas agem como uma onda ou como uma partícula. No caso de transportar a luz no vácuo, o fotão comporta-se como uma partícula.
O som, por outro lado, é uma vibração. O som que ouvimos é, na verdade, produzido pela vibração de nossos tímpanos. O som necessita de alguma coisa para vibrar.
Fenômenos ondulatórios:
Durante sua propagação no espaço, a onda propicia fenômenos que acontecem naturalmente e frequentemente. O conhecimento dos fenômenos ondulatórios culminou em várias pesquisas de importantes cientistas, como Christiaan Huygens e Thomas Young, estes defendiam que a luz tinha características ondulatórias e não corpusculares como Isaac Newton acreditava, isso foi possível mediante a uma importante experiência feita por Young, a da "Dupla fenda", baseada no fenômeno de interferência e difração (veja a figura Fig.1), inerente às ondas. Mais tarde, outro cientista célebre chamado Heinrich Rudolf Hertz, Runescape fotoelétrico