nao sei
O clima semiárido está presente no Brasil nas regiões Nordeste e Sudeste. Corresponde a uma área de 982.563,3 quilômetros quadrados.
É definido por quatro dos principais sistemas de circulação atmosférica. Ao passarem pela região, provocam longos períodos secos e chuvas ocasionais concentradas em poucos meses do ano. A precipitação pluviométrica é de forma bastante irregular no espaço e no tempo.
As altas temperaturas (cerca de 26oC) com pequena variação interanual exercem forte efeito sobre a evapotranspiração que, por sua vez, determinam o déficit hídrico como o maior entrave à ocupação do semiárido e ressaltam a importância da irrigação na fixação do homem nas áreas rurais da Região Nordeste em condições sustentáveis.
O clima semiárido é um tipo de clima caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico,uma outra característica do semiárido brasileiro é a presença de sais nos solos, precipitados pela evaporação intensa, o que inibe a produtividade agrícola.
Entre os tipos de vegetação no Semiárido está o cerrado, cuja flora representa a continuidade da flora presente no Brasil Central. O cerrado apresenta duas estações bem definidas: inverno seco e verão chuvoso.
Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal, formado por árvores baixas e retorcidas.
Representando a continuidade da flora da Região Sudeste, encontramos as florestas estacionais. Com duas estações bem definidas, apresenta o verão com intensas chuvas e um inverno de seca fisiológica provocada pelo intenso frio. A flora de florestas estacionais representa a continuidade da flora da Região Sudeste, Mata Atlântica.