Vitaminas
Quanto à vitamina D, até o momento não existem recomendações especiais para indivíduos fisicamente ativos e seu possível papel no desempenho físico, porém é fundamental avaliar a ingestão adequada de vitamina D, principalmente em atletas mulheres que apresentam a tríade do atleta (amenorréia, osteoporose e desordem alimentar).
Sabe-se que a produção de radicais livres (substâncias altamente reativas produzidas normalmente no organismo, mas o seu excesso danifica as nossas células e provoca doenças e envelhecimento precoce) é gerada durante exercícios físicos aeróbios e também durante períodos intensos de atividade física anaeróbia. Estudos sugerem a suplementação de 100 a 200mg de vitamina E por dia para atletas de endurance a fim de prevenir os danos causados pelo exercício. Mas ainda são escassos os estudos em humanos avaliando o uso de vitaminas antioxidantes que combatem os radicais livres (como a vitamina E) no desempenho físico e, portanto, são necessárias mais pesquisas para se avaliar a real necessidade de suplementação.Não há relatos na literatura científica relacionando vitamina K e desempenho físico. Vitaminas Hidrossolúveis e Exercícios As vitaminas do complexo B são importantes nos aspectos relacionados à produção de energia e por este motivo, vários estudos têm sido realizados procurando investigar os efeitos da deficiência ou suplementação dessas vitaminas no desempenho físico.
Já a vitamina C tem sido estudada devido suas propriedades antioxidantes. Essas vitaminas são pouco armazenadas no organismo, sendo o seu excesso eliminado pela urina. A maioria dos estudos relacionando vitamina C (utilizando 1g) e atividade física