Econômia
Crescimento Econômico: Refere-se à expansão da produção do país, ou seja, uma quantidade crescente mercadorias e serviços para serem adquiridos pela sociedade.
Controle da Inflação: O objetivo de controlar a inflação não significa manter a inflação igual a zero. Mesmo os países mais desenvolvidos não buscam essa meta. Na realidade, o que se busca é evitar períodos de aceleração permanente no crescimento dos preços e manter a inflação em patamares reduzidos.
O controle da inflação é um dos objetivos primordiais da política econômica, notadamente nos países em desenvolvimento, onde a presença do descontrole inflacionário não tem sido raro.
Instrumentos de Política Econômica
Política Fiscal: A política fiscal pode ser dividida em duas grandes partes: a política tributária e a política de gastos públicos. Como se sabe, o governo efetua despesas na economia com pagamento de funcionários, construção e manutenção de escolas, hospitais, pagamentos de juros da dívida interna. Etc. Quando o governo aumenta esses gastos, diz-se que é a Política Fiscal Expansionista; caso contrario, tem se uma Política Fiscal Contracionista. E o que dirá qual tipo de política é, é o que o governo está pretendendo atingir com a política de gastos. Política Tributária, o governo pode atuar sobre o sistema tributário de forma a alterar as despesas do setor privado (entre bens, entre consumo e investimento e etc.)
Política Monetária: Serve para controlar as condições de crédito (custo, Volume e etc.), o governo utiliza a política monetária. Para isso, ele pode aumentar ou diminuir o dinheiro que circula na economia (que o Banco Central emite), pode aumentar ou diminuir a capacidade dos bancos emprestarem (obrigando os bancos a depositarem parcela maior ou menor de seus recursos no Banco Central, sendo isso o Depósito Compulsório) e pode também atuar sobre as taxas de juros quando vende ou compra seus títulos no mercado.
Política Cambial e de Comércio exterior: A