nao se esqueçam da rosa
Bruna Reis
Profº: Deibith Brito
Atualidades
Não se esqueçam da Rosa
Um livro de rara sensibilidade e beleza que mostra as consequências da destruição causada pela explosão da bomba atômica em Hiroshima. Hanako, uma garota de treze anos, corre risco de vida, pois sofre de osteopatia (degeneração progressiva dos ossos), uma doença que tem origem genética, pois as células reprodutoras de seu pai foram afetadas pela radioatividade a que estiveram expostas durante a explosão da bomba.
Já ouvimos falar da Segunda Guerra Mundial, mesmo que só de passagem, rapidamente. Esse é uma expressão bastante conhecida. Este livro retrata uma parte da história de vida de Hanako, uma pré-adolescente (ou seria adolescente?), filha de um japonês chamado Akio naturalizado como brasileiro e de uma brasileira.
Quando Akio era menor, estava próximo ao local de onde a bomba de Hiroshima caiu. Não morreu, e não teve efeitos colaterais, mas não imaginava que as consequências poderiam chegar a sua pequena Hanako. A radioatividade alterou suas células reprodutoras, e Hanako foi atingida por isso. Ela começa a se sentir fraca e doente, e descobre que tem esta doença de degeneração progressiva dos ossos.
O livro reflete sobre as consequências da guerra, que depois de tantos anos ainda faz suas vítimas, pessoas inocentes, que não tiveram nada a ver com isso, e com a capacidade do homem de se autodestruir.
Minhas considerações finais
Com esse livro é como se qualquer pessoa estivesse lá, no momento em que tudo aconteceu, quando a bomba caiu sobre a cidade de Hiroshima e mata milhares de pessoas.
Mostra como ficou a vida das pessoas após a destruição da cidade e como as pessoas no futuro foram prejudicadas. O livro narra a vida de Hanako, principalmente me que ela e seus familiares descobrem da sua doença e que não se sabe ao certo quanto tempo lhe restava de vida.
Seu pai escapou da radiação da bomba atômica por pouco e nunca teve nenhuma