A AN LISE LITER RIA DO POEMA
Departamento de Teoria Literária – TEL
Teoria Literária – 1º semestre de 2015
Docente: Gislene Maria Barral Lima Felipe da Silva
Discente: Manuela Maria Castro de Melo – 14/0169881
RESUMO
A Segunda Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre os anos de 1939 a 1945, teve um desfecho que deu mostras do poderio bélico dos Estados Unidos: o bombardeio nuclear nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. No dia 6 de agosto de 1945, numa demonstração de força nuclear estadunidense, a cidade de Hiroshima foi completamente destruída pela Little Boy, como era denominada a bomba nuclear. "Rosa de Hiroshima" originada do poema de autoria de Vinícius de Moraes e musicada por Gerson Conrad tornou-se um grande protesto, abordando as consequências, o desastre que as bombas atômicas fizeram em Hiroshima e Nagasaki, onde em diversas passagens da música fala sobre os sentimentos em relação à guerra. A bomba é comparada com uma rosa, quando ao explodir, se parece com uma rosa depois de desabrochar. Uma rosa normalmente está relacionada com a beleza, no entanto, a rosa de Hiroshima remete para as horríveis consequências deixadas pela bomba atômica.
Palavra-chave: Segunda Guerra Mundial. Hiroshima. A Rosa de Hiroshima.
INTRODUÇÃO
Vinicius de Moraes ficou famoso por seus sonetos que são quase como louvações ao amor. Feitos com bastante rigor metodológico abriu-se grande espaço para a poesia na sociedade, pois tratavam de temas populares e eram de fácil entendimento. Mas Vinicius também possui diversos poemas de assuntos não tão agradáveis, porém sem ser menos bonitos e louváveis, como é o caso de "Rosa de Hiroshima", que trata do ataque nuclear americano à cidade de Hiroshima no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em “Rosa de Hiroshima”, o poeta recria, metaforicamente, um cenário de destruição, incerteza e falta de perspectivas a partir da desconstrução de características