Nanotecnologia
A nanotecnologia é uma ciência que surgiu nas últimas décadas e irá impulsionar a economia mundial futuramente.
Baseia-se na utilização dos átomos como componentes básicos, isto permite, em teoria, a construção de nanodispositivos capazes de realizar milhares de tarefas, desenvolver novos materiais, novos computadores e novos sistemas.
A idéia de utilizar estruturas atômicas construídas átomo a átomo foi proposta por Richard Feynman prêmio Nobel de Física em 1962. Na atualidade o principal expoente é o Prof. K. Eric Drexler, do Massachusetts Institute of Tecnology – MIT, criador e hoje presidente do Foresight Institute (http://www.foresight.org), que congrega estudiosos do assunto.
A idéia central é montar, a partir da manipulação de átomos e moléculas, pequenos robôs que seriam capazes de construir aquelas estruturas, a partir de qualquer matéria prima, pois os átomos existem em qualquer lugar, até mesmo no lixo.
E quando isso se tornar realidade muitas coisas poderão ser feitas, embora aqui devemos ressaltar que o potencial da nanotecnologia é tão grande para o bem quanto para o mal.
Pensando então no lado positivo teríamos robôs microscópicos, capazes de penetrar no corpo humano para combater infecções, desobstruir artérias, computadores ainda menores, mais rápidos e com maior capacidade de armazenamento de dados, veículos leves que poderão revolucionar a pesquisa aeroespacial, materiais baratos com características especiais como dureza e leveza conjugados.
A nanotecnologia só existe porque a quase sessenta anos, os cientistas que estudavam a matéria derrubaram sólidos conceitos da Física clássica e criaram a Física quântica, em que as partículas como fótons e elétrons não se comportam como no mundo das coisas grandes.
Na hora de armazenar informações, a nanotecnologia pode encolher a