Administração
Em um modelo de interação das ferramentas de marketing com o seu meio ambiente, proposto pelo professor Raimar Richers e batizado pelo nome de Visão Sistêmica dos 4 As, é apresentada uma nova maneira de perceber o mercado e de provocar uma interferência planejada e orientada para os objetivos de marketing.
Richers descreve essa interação em função dos objetivos organizacionais e através da efetiva ação das ferramentas do composto de marketing. Os 4 As são os seguintes:
1. Análise
Visa identificar as forças vigentes no mercado - economia, política e legislação, cultura, demografia, meio-ambiente e tecnologia - e suas interações com a empresa, além de outras variáveis que são constituídas pelos stakeholders da organização e pela análise de suas forças e fraquezas (chamada análise ambiental interna) e de suas ameaças e oportunidades (também chamadas de análise ambiental externa).
Para isso são utilizadas as pesquisas de mercado e o sistema de informações em marketing, a fim de estimar a demanda de mercado e o potencial de consumo.
Dessa maneira, o papel do marketing é identificar os fatores que influenciam o consumo e procurar fomentar a demanda, ou seja, descobrir necessidades não satisfeitas e buscar a produção de bens ou serviços que atendam a essas expectativas de mercado.
2. Adaptação
É o processo de adequação das linhas de produtos ou serviços da empresa às necessidades de consumo identificadas através da análise. É importante que se entenda que produtos vão além de bens físicos e constituem um escopo de outras ofertas (lugares, serviços, pessoas, ideias, etc).
Isso ocorre através da criação do produto em termos de: design, características, qualidade, marca, embalagem, serviços agregados, preço sugerido aos clientes. É também a interpretação do estágio do ciclo de vida de cada produto e do portfólio dos produtos da empresa em relação à concorrência. Nessa etapa acontece, também, a precificação do produto,