Nanotecnologia
MARCELLO CARVALHO
NANOTECNOLOGIA
IMEPAC – INSTITUTO MASTER DE ENSINO
PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
ARAGUARI/MG - 2015
O QUE É?
A nanotecnologia ou nanotecnia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular.
Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, e inclui o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem.
Um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o Microscópio eletrônico de varredura (MEV) e o Microscópio de varredura por Tunelamento (STM), que permite a observação de átomos e moléculas ao nível atômico.
O objetivo principal não é chegar a um controle preciso e individual dos átomos, mas elaborar estruturas estáveis com eles.
Existe muito debate nas implicações futuras da nanotecnologia, pois os desafios são semelhantes aos de desenvolvimentos de novas tecnologias, incluindo questões sobre a toxidade e impactos ambientais dos nanomateriais, e os efeitos potenciais na economia global, assim como a especulação sobre cenários apocalípticos.
Essas questões levaram ao debate entre grupos e governos a respeito de uma regulação sobre nanotecnologia.
APLICAÇÕES:
Hoje já são mais de 600 produtos desenvolvidos com nanotecnologia, todos eles compostos, em maior ou