nanotecnologia
MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA
Como o mercado está sempre se atualizando e inovando, não deixaria de ocorrer o mesmo com os materiais empregados na produção de material esportivo.
A maioria dos esportes requer muito esforço físico durante sua prática, provocando assim a transpiração do atleta, pesando nisso então, diversos produtos possuem atualmente propriedades bactericidas, como por exemplo, a nanotecnologia de íons de prata em camisetas de competição, que elimina as bactérias que provocam o mau odor, descoloração e manchas no produto.
Bolas de futebol são revestidas à base de poliuretano, ganhando maciez e maior velocidade durante um chute.
O polímero Kevlar® é muito utilizado em esportes como canoagem e ciclismo. Este polímero é mais leve que a maioria existente no mercado e duas vezes mais resistente que a fibra de vidro.
No tênis, existem raquetes como as da empresa Dunlop, que utiliza nanotecnologia chamada aerogel. O aerogel é um material nano molecular que suporta até quatro mil vezes seu próprio peso. A raquete utiliza também o M-Fill, que é um sistema de multi-filamentos composto de fibra de carbono, metal e vidro.
Dunlop usa nanotecnologia em nova raquete de tênis
Criada a partir da pesquisa e desenvolvimento de materiais tecnológicos, a geração aerogel hundred de raquetes de tênis Dunlop permite otimizar o desempenho de jogadores de todos os níveis, desde atletas competidores que buscam alta performance até jovens esportistas iniciantes, que desejam aperfeiçoar o seu jogo.
A combinação do aerogel, um material nanomolecular de estrutura tridimensional que suporta até 4 mil vezes o seu próprio peso, com o M-Fil, um sistema de multi-filamentos que utiliza fibras de carbono, metal e vidro, aumenta o tempo de contato com a bola, elevando o controle no momento do golpe, ao