Nanotecnologia
O prefixo “nano” indica extremamente pequeno. Tão pequeno, de fato, que uma estrutura nanodimensionada tem de ser ampliada mais de 10 milhões de vezes para a podermos facilmente observar a olho nu. A nanotecnologia refere-se a tecnologias em que a matéria é manipulada à escala atômica e molecular para criar novos materiais e processos com características funcionais diferentes dos materiais comuns.
Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro. Para se ter uma idéia, um fio de cabelo tem entre 30 mil e 100 mil nanômetros. As nanopartículas têm diversos usos e, ao contrário do que se pode pensar, a técnica não é totalmente nova. “Nanopartículas de ouro são utilizadas desde a antiguidade para, por exemplo, produzir vidros coloridos utilizados nos vitrais das igrejas”, explica Cremona. Hoje as nanopartículas estão em fármacos, tecidos – nanopartículas de prata são adicionadas para torná-los bactericidas – tintas especiais para carros e muitas outras aplicações.
Primeiramente, precisamos considerar o tamanho diminuto do nanômetro. Imaginem encolher seu corpo, nas três dimensões, por um fator de 1.000 - reduzindo-o ao tamanho de uma pequena formiga. Agora, tomemos essa formiga e vamos encolhê-la por mais um fator de 1.000 - o que a reduziria ao tamanho de um único glóbulo vermelho, que é a menor célula do corpo humano. Finalmente, vamos encolher essa célula mais uma vez por um fator de 1.000 - esse é o tamanho de um nanômetro, essencialmente a dimensão de alguns poucos átomos (1 milímetro é igual a 1