nanotecnologia
NA
COMPUTAÇÃO
José Augusto Barreira
Carolina Freitas
Definições
Nanociência: estudo dos fenômenos e da manipulação dos materiais na escala atômica, molecular e macromolecular, onde propriedades são diferentes dos de grande escala.
Nanotecnologia: projeto, caracterização, produção aplicação de estruturas, equipamentos e sistemas através do controle da forma e do tamanho em escala manométrica. Vantagens
No que diz respeito às técnicas de manufaturas, a nanotecnologia permite uma melhora, sem precedentes, na qualidade de fabricação.
Sendo os átomos colocados de modo preciso, desaparecem quase que completamente os problemas ligados às impurezas e aos defeitos nos materiais. Assim, é possível fabricar materiais mais compactos, utilizando-se muito menos matéria. Seria extraordinariamente reduzido o custo de produção dos objetos, dado que a fabricação consumiria bem menos energia e matéria-prima que no presente [...]. Além do mais, sendo a produção inteiramente automatizada, os custos com mão-deobra seriam praticamente nulos. (BASTOS, 2006,P. 8)
[...] é possível a construção de memórias com uma densidade de 100.000 terabits por centímetro cúbico.
Com uma memória assim, por exemplo, um iPod conseguiria armazenar músicas MP3 suficientes para tocar durante 300.000 anos, sem repetições. (BASTOS,
2006, P. 12)
Abrangência
Nanotecnologia Computacional
A nanotecnologia a serviço da computação
Aumento nas densidades e capacidades de armazenamento de dados digitais;
Criar materiais mais leves e mais resistentes do que metais e plásticos os quais seriam utilizados nos sistemas computacionais; O conceito de computação aqui exposto não pode ficar enclausurado no segmento do computador como máquina inteligente de digitação, acesso à grande rede, etc.
Chips de 14 nanômetros
A Intel, líder mundial na produção de processadores para computadores, anunciou que em 2013 iniciará a produção em
larga